terça-feira, 25 de maio de 2010

Stevie Wonder mais vivo do que nunca


Presenciar um show de Stevie Wonder corresponde o mesmo que ver um jogo de futebol ganho antecipadamente, e de goleada. Não bastasse ser uma lenda viva da música internacional, ele ainda destila no palco clássicos que permanecem atuais no tempo presente mesmo tendo sido compostos há decadas atrás. Sua energia no palco continua intacta, para a felicidade geral da nação que curte a boa música regada ao estilo soul norte-americano com generosas pitadas pop.

Seu lançamento mais recente, o CD e DVD Live At Last, é uma prova incontestável de que seu talento está imune ao teste do tempo. Funciona como uma coletânea de clássicos revisitada de forma competente ao vivo.

O disco abre com uma sequência que inclui as canções Master Blaster (com arranjo no estilo reggae nos metais) e a bela As If You Read My Mind, que apesar de menos conhecida, não deixa a qualidade do show cair.

Ele toca um medley com canções de dois grupos britânicos da década de 60, os Beatles e os Rolling Stones (I Wanna Hold Your Hand e Satisfaction), usando o talk box, uma espécie de equipamento eletrônico acoplado a um pedal de efeitos sonoros, com o qual ele emula sons com a própria voz, imitando uma guitarra.

Mas é nos clássicos que Stevie Maravilha nos brinda com sua tradiconal perfomance cheia de energia. Não há como evitar sair dançando ou estalar os dedos ao ouvir os arranjos de Signed Sealed Delivered I´m Yours e Sir Duke, ambas mantendo o conteúdo das gravações originais.

Superstitious é um capítulo a parte. Um divisor de águas na música soul de seu álbum antológico dos anos 70 (Talking Book). A canção foi elevada até a última potência por conta de seu poderoso riff, quase beirando o jazz. Não é a toa que ela é constantemente regravada por músicos ligados ao jazz ou mesmo ao rock, como Jeff Beck (que aliás se situa no meio termo entre os dois estilos).

Nas baladas ele se mostra insuperável. Lately, que Gal Costa cantou em português nos anos 80 (Nada Mais), é de uma beleza ímpar, assim como My Cherie Amour (cantada em uníssono pelo público presente) e You Are The Sunshine Of My Life (a minha preferida de seu repertório).

Se você quiser comprar um disco ou DVD sem ter medo de arriscar, opte por Live At Last. Dificilmente você deixará de gostar das maravilhas cantadas pelo Stevie Wonder. Desde já, um item imprescindível em sua coleção particular.

Como não há vídeos disponíveis na internet do show, optei por colocar uma apresentação de 2009, na qual Stevie Wonder divide o palco com Jeff Beck, com o clássico Superstitious. Isso já dá uma amostra do que você irá encontrar em Live At Last.

Um comentário: