terça-feira, 26 de junho de 2012

Gilberto Gil - 70 anos de muita musicalidade


Creio que quando se chega a um nível de maturidade na música, é impossível medir a dimensão da arte produzida. No caso de Gilberto Gil, que está completando 70 anos, a situação não foge a regra.


Baiano de nascimento e alma, foi uma das revelações que surgiu nos festivais de música nos anos 60. Pouco tempo depois, capitanearia um movimento cultural ao lado de Caetano Veloso e Tom Zé: o Tropicalismo, que abriu as portas para a inquietação por meio da arte irreverente, com foco em nossas raízes culturais mescladas com a cultura pop internacional. Um caldeirão de influências musicais e artísticas.


O preço da irreverência e do ar contestador, em pleno período da Ditadura Militar brasileira, foi o exílio forçado para Londres, na Inglaterra, junto com Caetano Veloso. Quando voltou em 1972, lançou o disco Expresso 2222, que sintetizava suas influências absorvidas em solo internacional, ao mesmo tempo em que resgatava Jackson do Pandeiro, sua principal referência, ao lado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.


E o que se viu depois foi uma sucessão de discos antológicos, a começar pela trilogia do Re (Refazenda, Refavela e Realce), além de outros bem antenados com a música pop e nem por isso menos geniais (Luar, Um Banda Um, Extra, Raça Humana, etc).


Prefiro não comentar sua atuação política. Ele foi até ministro da Cultura. Mas até que ponto isso pôde trazer algo positivo para a classe artística e para a cultura do País, que vive de minguados recursos públicos? Mas isso seria assunto para uma outra postagem, bem mais abrangente e crítica.


Hoje em dia, longe da política, Gil se volta cada vez mais para a sua essência. Gravou um show ao vivo com orquestra de cordas, revisitando parte de sua extensa carreira de forma brilhante. Gravou discos com músicas de Bob Marley e de forró. E não deve demorar para amadurecer (assim espero, pelo menos) um disco com composições de outros artistas. E assim espero que Gil continue refazendo a sua arte, seja como compositor, seja como intérprete. Com certeza ela, a música, sua eterna inspiradora, continuará fiel a ele por muito tempo.

(Texto produzido para o site Lérias)


Um comentário:

  1. Olá!

    Visitámos o seu site e gostariamos de o ter como parceiro. Somos uma webradio portuguesa generalista e temos um sistema inovador de parceria VIP. Ao ser nosso parceiro VIP passa a pertencer a uma familia já de mais 25 sites parceiros. Melhor dizendo, o seu site fica visivel em todos eles através do nosso player VIP. É uma forma de publicitar o seu site e ter uma webradio de qualidade com a melhor programação. Quer aderir? Visite o nosso site e se aderir basta enviar um email a informar. Logo será incluido no sistema e terá o seu site publicitado. E mais, terá direito a ser "patrocinador" dos nossos programas; terá um spot audio publicitário a divulgar o seu site durante a nossa programação. O que tem a perder?
    www.radio.lusitaniacb.com
    email - radio@lusitaniacb.net

    ResponderExcluir