segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Era uma Vez o Homem e Seu Tempo




Há 30 anos, o cantor e compositor cearense Belchior lançava um dos álbuns mais emblemáticos de sua carreira. Era uma vez o homem e seu tempo, o quinto de sua discografia, trouxe para o público toda a sua genialidade como letrista, aliada com músicas de fácil apêlo popular, feitas para tocar no rádio.

Um ano antes ele havia lançado um álbum irregular, que alternava momentos geniais com outros sofríveis motivados por imposição da gravadora (a regravação da canção Na Hora do Almoço em ritmo dançante foi um exemplo disso).

Neste álbum Belchior teve liberdade para criar composições inéditas sem a obrigação de regravar seus sucessos antigos. Abre com o hit radiofônico Medo de Avião, em que brinca com o mito do medo de voar, simulando um flerte com a aeromoça. E ainda mostra a influência musical dos Beatles em sua formação.

Retórica Sentimental, em ritmo reggae, traz uma letra que expressa o seu amor pela cultura brasileira, assim como Brasileiramente Linda, em que exalta a beleza da mulher brasileira. Novamente os Beatles são citados em um trecho da canção.

A parceria com Toquinho rendeu duas canções para o disco: Pequeno Perfil de um Cidadão Comum e Meu Cordial Brasileiro, ambas letras que ressaltam a cultura popular sem cair na tentação do ufanismo.

Tudo Outra Vez é uma obra prima de seu cancioneiro. Mais parece uma reportagem musical, em que cita uma série de referências de sua época, aliada com uma mensagem positiva. (...vou viver as coisas novas, que também são boas. O amor, humor das praças cheias de pessoas. Agora eu quero tudo. Tudo outra vez...).



Outra pérola é Comentário a Respeito de John, composta em parceria com José Luiz Penna. A homenagem ao ídolo John Lennon, o ex-beatle que morreria um ano depois, assassinado a tiros por um fã obcecado nos Estados Unidos, é um dos momentos mais fortes do disco. Tem arranjo predominantemente acústico, onde se destaca o solo de violino. E transmite a mensagem para o público sobre a decisão do artista de viver a sua própria vida longe dos holofotes da mídia. (Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho, deixem que eu decida a minha vida..).

Voz da América mostra o seu orgulho de ser latino americano, que ele já havia exaltado em uma outra canção bem conhecida lançada anteriormente. A letra quase épica traz uma mensagem igualmente positiva. (..Na fúria das cidades grandes, eu quero abrir a minha voz. Cantar, como quem usa a mão para fazer um pão...).


Espacial é uma canção romântica e atemporal, na qual ele brinca com elementos da poesia e com os sons das palavras. (Deixa o cansaço, apressa o passo e vem correndo pro terraço e abre os braços pro espaço que houver...). Há ainda uma segunda versão de Medo de Avião, com arranjo mais cadenciado. Essa faixa foi composta em parceria com o baiano Gilberto Gil e também tocou nas rádios na época.

Era uma vez o homem e seu tempo mostra Belchior em seu melhor momento como letrista e intérprete. Não há canções medianas ou fracas. Todas são excelentes. Uma pena que os 30 anos de seu lançamento tenham sido ofuscados pelo sumiço voluntário do compositor, explorado a exaustão por uma certa emissora de televisão e pela mídia em geral.

7 comentários:

  1. As 'notícias' sobre o 'sumiço' de Belchior podem ter prejudicado a lembrança do aniversário do disco, mas ajudaram muitos brasileiros a se lembrarem de que há vida inteligente em nossa música. Falar em cantores como ele também nos faz lamentar que nem sempre bons profissionais tenham espaço nas rádios e TVs locais e nacionais. Mesmo que se devam repudiar matérias sobre uma pessoa desaparecida que nem sequer tinha desaparecido...

    ResponderExcluir
  2. Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção

    ResponderExcluir
  3. Para mim, o Belchior está sempre presente, não precisa sumir para ser lembrado, pois sempre ouço Como Nossos Pais, na voz da eterna Elis Regina.

    Otero, os seus comentários são muito pertinentes e mostram muito amor por esse trabalho, de mostrar sons, músicas e músicos esquecidos.

    E Belchior merece um lugar de destaque na música brasileira.

    ResponderExcluir
  4. BELCHIOR UM POETA DO NOSSO TEMPO COM CANÇÕES ANTIGAS SEMPRE ATUAIS.
    NÃO QUERO PERGUNTAR POR ONDE ANDOU, QUERO APENAS SABER DAS COISAS NOVAS QUE TEM PARA CONTAR.

    ResponderExcluir
  5. um magnifico poeta com um carater genial,porém simples de um rapaz latino americano,sempre presente dentro de nossos corações!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto.
    Sou fã incondicional da obra do Belchior e é muito bom ver que ela outras pessoas também.

    ResponderExcluir