quarta-feira, 29 de julho de 2009

Chickenfoot é rock básico

A receita não é nova, mas parece que ainda funciona. Quatro nomes conhecidos da história do rock decidiram unir forças e formar mais um supergrupo: Chickenfoot. Apesar de ser um nome prá lá de estranho (a tradução é pé de galinha), é o resultado da união do vocalista Sammy Hagar (ex-Montrose e Van Halen) com o baixista Michael Anthony (ex-Van Halen), o virtuoso guitarrista Joe Satriani e o competente baterista Chad Smith (do Red Hot Chilli Peppers).

A sonoridade é calcada no hard rock dos anos 70, onde os riffs de guitarra se sobressaem nos arranjos. Uma tarefa fácil para um músico do quilate de Satriani, acostumado a passear pelas escalas pentatônicas de sua guitarra.

É impossível deixar de associar o som com o do Van Halen, até porque há dois ex-integrantes desse grupo nessa nova banda. Mas isso não representa um ponto negativo. Pelo contrário: Sammy Hagar teve ótimos momentos no Van Halen. E vale acrescentar que Satriani tem o mesmo tipo de pegada virtuosa nos solos.

O single de divulgação do disco, Oh Yeah, é bem descontraído e mostra uma banda descompromissada, apesar de todos os integrantes saberem bem o que querem. Mas há ótimos momentos nas faixas Sexy Little Thing, Runnin Out, Get It Out e Down The Train, todas de fácil audição para quem gosta do bom e velho rock´n roll.

Para Satriani, esta é uma ótima oportunidade para mostrar ao público que ele consegue também desenvolver um traballho em paralelo ao da música instrumental.
Se por um lado a crítica no exterior ficou dividida em relação ao disco (alguns elogiaram enquanto outros divulgaram comentários negativos), para o ouvinte fica a imagem de mais uma banda disposta a se divertir na estrada do rock. It´s Only Rock´n Roll, but I Like It.

6 comentários:

  1. Nada de estranho em "Chickenfoot", Otero: pela média de idade dos integrantes, é o que mais há nos rostos deles — pés-de-galinha.
    Bom, sem brincadeira (dessa, você ficou com inveja, admita!), parabéns pela iniciativa. É muito bom poder escrever sobre o que se gosta e se entende, e conhecimento musical do que é bom você tem sobrando.
    Um abraço e bom retorno ao trabalho. Agora, sou eu quem vai aproveitar as férias...

    ResponderExcluir
  2. Otero, parabéns pelo blog. Já sou fã!
    Certamente você dará uma grande contribuição para quem se interessa por música (e não é pouca gente!).
    Sucesso!
    Lídia Maria de Melo

    ResponderExcluir
  3. Desse gênero musical eu não entendo, Otero. Fico a esperar a próxima "blogada".
    Cláudio Amaral
    clamaral@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bom um santista como eu e de bom gosto vou voltar sempre. Bem que o Baraçal me falou que valia a pena e vale mesmo. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Esta banda toca um rock 'n roll de raiz, Otero!

    Obrigado pela dica!

    É sempre bom ouvir um rock da pesada como o desta banda!

    ResponderExcluir
  6. Otero, concordo em gênero, número e grau ... é impossível não lembrar do Van Halen ouvindo essa "sonzeira" do Chickenfoot. Simplesmente
    senscional, sou fanzaço do Van Halen, mas enquanto Eddie, Dave e Alex hibernam, Sammy e Mike, juntamente com esse monstro do Satriani e Smith destilam rock and roll de qualidade.
    Graças à Deus!!!!!
    Um abraço... Acorda VAN HALEN.

    ERUFOL

    ResponderExcluir