quarta-feira, 29 de julho de 2009

O que é que esta portuguesa tem?

Se estivesse vivo, o compositor Dorival Caymmi talvez desejasse fazer uma brincadeira com a canção O que é que a baiana tem?, ao ouvir o disco Você e Eu, gravado pela cantora portuguesa Teresa Salgueiro com o Septeto de João Cristal.

O disco recria com maestria 22 clássicos da nossa música popular, a ponto de fazer o ouvinte duvidar se a cantora tem realmente origem lusitana. A entonação da voz da soprano é perfeita e se encaixa dentro das composições.
O característico sotaque lusitano só é percebido em alguns raros momentos do disco.


O repertório escolhido passa pela época de ouro do rádio (Na Baixa do Sapateiro, Risque, Samba da Minha Terra) e pela Bossa Nova (Triste, Você e Eu, Inútil Paisagem, Felicidade), até chegar a produção mais recente dos anos 60 e 70 (A Banda e Valsinha). E revisita ainda um chorinho classico de Pixinguinha com letra de Vinícius de Morais (Lamento).

São canções que por si só já agradariam qualquer amante da nossa boa música. Mas todas ganham um frescor novo com os arranjos semijazzísticos e acústicos do Septeto de João Cristal. Chovendo na Roseira, por exemplo, parece evocar Elis Regina e Tom Jobim, no disco genial que ambos gravaram juntos em 1974.


Ex-vocalista do grupo Madredeus, Teresa Salgueiro mostra que tem um brilho próprio. Mas parte parte do sucesso também se deve ao grupo que a acompanha. João Cristal e seu Septeto se integraram com perfeição ao nosso cancioneiro popular.

O segredo talvez resida no fato de Teresa Salgueiro não ter tido a preocupação de imitar ídolos ou recriar arranjos anteriores. Ela simplesmente prestou um tributo sincero, mostrando um enorme respeito pela nossa cultura, que por sinal nunca deixou de estar próxima de Portugal. E os versos finais de Lamento parecem explicar o seu amor pela nossa MPB ("...não há coisa mais linda neste mundo, que meu carinho por você").

Voltando a Caymmi, que por sinal é lembrado em dois momentos no disco (Samba da Minha Terra e Maracangalha), talvez ele perguntasse agora, atualizando a letra de seu clássico dos anos 40: O que é que a portuguesa tem? E a brincadeira ganha ares de profecia se lembrarmos que a primeira intérprete dessa canção, Carmem Miranda, nasceu em Portugal. Um sinal de que talvez essa relação musical estava escrita nas estrelas, ou melhor, na esquadra que conduziu Pedro Álvares Cabral até o nosso País.

2 comentários:

  1. Lindo, muito lindo, esse seu texto, Otero. Fiquei com vontade, muita vontade, de comprar e ouvir Teresa Salgueiro e tentar descobrir o que é que essa portuguesa tem.
    Abraços.
    Escreva mais.
    Cláudio Amaral
    clamaral@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Otero, muito obrigado à vida por você existir!

    Por seu intermédio, conheci a voz desta maravilhosa cantora que é a Teresa Salgueiro!

    Muito obrigado!

    Meus ouvidos agradecem!

    O meu coreção se encantou com a maravilhosa voz de Teresa Salgueiro!

    ResponderExcluir